Seja Bem vindo(a)!

Seja Bem vindo(a)!

domingo, 4 de outubro de 2009

MÓDULO IV

CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Este módulo foi iniciado no encontro presencial com a atividade 4.1_ Identificação de mudanças, mas não participei do encontro por motivo de saúde, só realizei a atividade em outro momento com a leitura da entrevista de Pedro Demo sobre “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, fiz uma reflexão das mudanças que envolvem o ensino e a aprendizagem e postei aminha síntese no Diário de Bordo sobre as diferentes estratégias que nos professores podemos usar para nossos alunos aprenderem.
Ativ 4.2 "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS" também foi feita no encontro presencial, aqui também só conclui em outra data, que comentei sobre as “possibilidades de contribuições das tecnologias” na minha prática pedagógica enriquecendo e tornado a aula mais significativa com a participação dos alunos, após ter feito o primeiro momento acessei o Fórum, deixei o meu comentário, fiz a leitura das características apontadas pelos colegas e registrei o comentário sobre o fórum dos colegas.
Plano de Aula ativ 4.3-4-5 que também foi em trio (eu, Eloísa e Regina) acessamos o portal do professor e conhecemos alguns projetos com a utilização de tecnologias que conta com a participação dos alunos, após elaboramos um plano de aula que tem os alunos como protagonista do projeto com o uso das tecnologias. O tema do projeto continuou o mesmo que estávamos desenvolvendo no módulo 3.9 onde os alunos já, havia iniciado o trabalho referente o “lixo”, só enriquecemos o trabalhos com linguagens sonoras, imagéticas e outras e postamos na biblioteca material do aluno com o sub-tema Plano de Aula.
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo ativ 4.6 aqui também realizamos em trio eu, Eloísa e Regina o desenvolvimento do Plano de Aulas e deixamos registrados no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” que apresenta como foi desenvolvido o plano de aula com os alunos, as estratégias, as tecnologias e mídias usadas por eles e outros pontos importante, após deixei o meu comentário no fórum sobre os registros feito por outros grupos para melhorar o nosso projeto e para finalizar reelaboramos o nosso Plano de Aula e postamos este arquivo na bilioteca/material do aluno. Plano de aula reelabrado
Fórum
Atividades desenvolvidas pelos alunos
Ativ 4.6- eloisavanusaregina
Atividades desenvolvidas pelos alunos

· Coleta do lixo produzido pela escola no período de um dia;
· Pesquisa sobre o tempo de decomposição do lixo conforme seu material em sites, livros e revistas;
· Socialização e debate sobre a pesquisa;
· Produção de poemas no editor de texto com imagens pesquisadas na Internet;
· Entrevista com homens que trabalham no “lixão” do nosso município;
· Produção de vídeos e apresentação para a comunidade escolar, pais e representantes da sociedade.

Estratégias e conhecimentos

Conversa informativa sobre o impacto causado pelo lixo no meio ambiente;
Apresentação do vídeo “Ilha das Flores”;
Observação da quantidade de lixo produzido na escola por um dia;
Informação sobre o destino do lixo do nosso município;
Visita no depósito do lixo do município;
Elaboração de questões para entrevista;
Apresentação de poemas sobre o meio ambiente;

Atitudes e habilidades

Percepção da quantidade exagerada do lixo e da desnecessidade de muitos;
Conscientização de que, o que é considerado lixo para alguns é dinheiro ou alimento para outros;
Conhecimento de que parte do lixo gerado pelo município ( papel, metal, vidro e plástico) é separado e doado para reciclagem;
Conhecimento sobre o tempo de decomposição de cada material;
Conscientização da importância de ações que possam resolver à problemática do lixo e a necessidade do envolvimento que os cidadãos precisam ter.

Tecnologias e mídias utilizadas

Computador;
Internet;
Vídeo;
Máquina digital;
Áudio.
Para a realização da ativ 4.7 "CONCEITO CURRÍCULO E TIC" acessei alguns endereço como: www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/desafiosepossibilidades.pdf, http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm e fiz a leitura de alguns artigos sobre projetos, currículos e deixei registrado no Fórum. Para concluir o curso com a ativ 4.8 “Relato de Experiências” naveguei, no portal do professor/MEC na opção Interação e Colaboração e pude conhecer relatos de várias experiências com o uso de projetos com mídias digitais com o uso do blog, fórum e outros de sucesso, mas também observei que ainda encontramos professores com dúvida, verifiquei que o blog é um recurso muito valioso na divulgação e partilha de trabalhos realizados nas diversas áreas da educação.

Um comentário:

  1. Oi Vanusa!!! esta ótimo!

    alguns links de ativ nao abriram, mas como vi lá no ambiente, está tudo certo!! vc cumpriu o maior objetivo: relatar as ativ, aprender amontar um blog... Parabéns!!

    bjus

    ResponderExcluir